2009/10/23

 

E AGORA?

Assente que está a poeira após o passado acto eleitoral, não podemos deixar de dar os parabéns aos vencedores, e porque não, também aos não ganhadores. E dizemos não ganhadores porque, e ao contrário de muito boa gente, achamos que aqui ninguém perdeu. Quem não ganhou não perdeu qualquer situação de poder, até porque não o tinha.
Agora o que esperamos é que a “nova/velha” junta, se disponha a governar não sob um ponto de vista meramente administrativo, com acções concretas e centradas em situações de mera administração e manutenção, mas sim com uma visão alargada de futuro e progresso e assim, vá tomando decisões e elaborando projectos que nos dêem a esperança de sermos um dia, a terra que e salvaguardando as devidas distâncias, fomos em eras passadas.
Analisámos o programa apresentado e, não obstante a falta de ambição que se deduz, duvidamos da sua plena aplicação e cremos até, que muitas das propostas foram para encher papel .
É óbvio que não estamos, a qualquer pretexto, a pedir contas do quer que seja, mas há propostas que nos fazem pensar:
- No que se refere ao cemitério com os terrenos já negociados, havia proprietário que há bem pouco tempo, e já depois das eleições, afirmava não ter negociado nada.
- Consenso quanto à requalificação do cemitério. Não foi a junta que permitiu a actual situação, por falta na devida altura, de uma acção concreta e objectiva, reunindo consensos, ideias e objectivos, capazes de evitar a situação actual? O povo é quem mais ordena mas quem manda, ás vezes esquece.
- Colocação de placas e sinais. Não tem a junta sido desleixada nesta matéria, aliás de primordial importância para a segurança e qualidade de vida em Maçãs, não obstante ter sido convidada a fazê-lo várias vezes?
- Se já existe um site criado para a Junta de Freguesia como afirmam, porque razão não foi já lançado? Concerteza que matéria não falta. E já agora deixamos aqui uma sugestão: Que o mesmo permita a interacção dos maçanenses, com a possibilidade de perguntas e respostas por exemplo (se bem que, com a devida identificação).
- Beneficiação de fontanários. Continuamos a beneficiar os fontanários e, ou damos água imprópria ou, se a sua qualidade estiver sustentada pela respectiva análise, qualquer viajante que queira saciar a sua sede, que se desloque primeiro à junta p’ra saber se a água é boa? Não nos parece boa prática.
Estes foram alguns exemplos de um blá blá que se estende a muitas das restantes. No entanto, não deixamos de dar a esta junta o direito que lhe assiste pela vitória nas eleições, e esperar que façam ponto de honra naquilo que apregoaram. Deixando de parte aquilo que é da responsabilidade da Câmara Municipal, achamos que prometeram bem pouco e que podem e devem ir muito além disso. Assim queiram, assim achem que Maçãs merece.
Á oposição, cabe bagora sê-lo em pleno, não só numa apreciação justa das propostas da junta, mas criando e apresentando propostas de interesse local, na expectativa de um maior dinamismo e empenho no futuro da nossa terra. Espera-se uma oposição justa, activa, com acção e espírito de colaboração.
Nunca fomos, nem queremos ser os velhos do Restelo mas, o que nos parece, e ouça lá nos enganemos, é que vamos ter, cada vez mais do mesmo.
E agora,.... vamos ver!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?