2009/04/15

 

Armazém das Cinco Vilas - HABITAÇÃO SOCIAL

..........Com a publicação no Diário da República nº 42 da Série II, do dia 2 de Março de 2009, do aviso para o Concurso Público da empreitada de “Remodelação e adaptação do Armazém das Cinco Vilas – Habitação Social (IHRU), fica satisfeita mais uma pretensão do nosso Presidente da Câmara, "com vista ao desenvolvimento e progresso da Vila, tão necessitada que está de infra-estruturas e condições, capazes de atrair e fixar pessoas, sem as quais esse desenvolvimento e esse progresso, serão sempre uma miragem..." .
..........A Habitação Social que o Sr. Presidente certamente não quis fazer com menores custos noutro lugar do concelho mas que despejou a seu livre arbítrio no coração da nossa Vila, sem o mínimo de respeito e consideração pela terra, e bem assim pela opinião do povo, que tanto peso teve na sua eleição, será uma realidade.
..........Independentemente de quem a possa vir a utilizar, e da nobreza que o acto possa ter, será uma realidade, mas uma realidade bem triste. Maçãs não ganhará nada com esta obra. Antes pelo contrário perde e muito a vários níveis.
..........É certo que o elegemos, votando nele, no entanto e apesar de tudo, Maçãs não merece este tipo de desconsideração, este tipo de tratamento.
..........Não é nem nunca será, com este tipo de construção que, ocupando quiçá o melhor e mais bem situado local da Vila, acrescido ainda do peso histórico que carrega, algum valor acrescentado será dado á nossa terra.
..........Assim não, Sr. Presidente. Assim não contribui como é sua obrigação, para o progresso e desenvolvimento desta terra. Os seus filhos vão saindo, contribuindo para a diminuição demográfica local, ao mesmo tempo que os residentes das freguesias vizinhas vão aumentando.
São muitas as razões porque isto acontece, sendo um mal que se tem generalizado e não é só nosso, no entanto, era desnecessário que desse mais este contributo.
Azar de viver aqui!

2009/04/10

 

APRENDER COMPENSA

RVCC
RECONHECIMENTO,
VALIDAÇÃO
E CERTIFICAÇÃO
DE COMPETÊNCIAS

- 12º ANO

- VERTENTE PROFISSIONAL
o Inscreve-te na Junta de Freguesia.
0
..........Depois do sucesso que foi a validação de competências com a atribuição do 9º Ano de Escolaridade aos muitos que se inscreveram e pretendiam assim uma melhor e maior valorização dos seus conhecimentos, eis que estão abertas as inscrições para o 12º Ano, cujas aulas se iniciarão dentro em breve.
..........Encontram-se abertas há alguns dias as inscrições, pelo que, e dada a adesão que parece estarem a ter, se antevê para breve o início das aulas.
o
o

2009/04/08

 

... E A REVOLTA DOS PORCOS!

..........Os maus cheiros provenientes das explorações de suínos ao ar livre, que se têm espalhado um pouco por toda a parte mais como passa tempo do que propriamente como modo de sobrevivência, começam a incomodar as vizinhanças, instaladas que estão, paredes-meias com as habitações anteriormente construídas.
..........Com o aparecimento dos dias quentes, o cheiro característico e nada próprio a uma verdadeira qualidade de vida, que ansiamos cada vez melhor, prolífera e já se fez sentir nos dias quentes que, neste início de primavera, mais pareciam verão. Acresce ainda o facto de, no caso que corre de boca em boca pela vila, a "exploração" de que se fala, ficar não só, junto ás habitações á beira da estrada, mas e ainda, a escassas duas centenas de metros do centro da vila.
...........O cariz passatempo e a finalidade mais social que económica dos porcos em causa, até pelos vários proprietários dos mesmos, não invalida a responsabilidade pela qualidade de vida e meio ambiente dos respectivos proprietários, escondidos por detrás do proprietário/tratador.
...........A inevitável participação por parte dos mais directamente prejudicados fez-se sentir, ao que parece sem consequências de maior para os prevaricadores. Se por acaso se tratasse de alguém, cuja subsistência dependesse daquela pequena exploração, tudo lhe teria caído em cima. “Sr. Doutor, escreva pouco, vá lá..” … “ sabe, este porco até é do Sr. Dr……” “ e este aqui é do P………”. Então uma questão se coloca: Estes Srs., “de nome”, “responsáveis”, “com deveres perante a sociedade local”, não sabem da ilegalidade que é a situação dos seus suínos? Ah!, se o porco é do Dr., então não cheira mal, " tem os dentes bem lavados, etc. e tal...".
..........No habitual diz-se - diz-se, consta por aí que os visados, e servindo-se do seu poder de influência, se preparam para “fazer a folha“ aos queixosos, pegando em tudo o que possa servir de represália. Haverá realmente aqui, uma lei prós “Srs.” e outra para prá plebe que lhes tem de render incondicional subordinação? A ser verdade é simplesmente lamentável, e leva-nos a tempos que ninguém quer viver novamente.
..........Que vivam os porcos e os respectivos donos. Agora, que cada um esteja no seu lugar e no devido respeito pelos vizinhos e pela sociedade em geral.
..........No entanto, se algum os quiser meter debaixo da cama, isso já é problema seu...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?