2008/11/05

 

POLUIÇÃO (Autorizada?!)

É sexta-feira, dia 31 de Outubro, fim do dia e, com alguns conterrâneos que por força desta quadra cá passavam o fim-de-semana, deleitávamo-nos com um pequeno passeio pela vila.
.
Contrariando o que se opinava de positivo e sinal de modernidade ou conservação na área, contrapunha-se um cheiro nauseabundo que invadia a zona e inclusive alguns estabelecimentos comerciais, mais posicionados à origem do cheiro poluente. .
Perguntava-se o porquê de tal cheiro e eis que alguém, que se dizia suficientemente informado, responde: - Então, é o …. que anda a limpar as fossas e despeja o tanque ali p’ra baixo.
.
Confessamos que não fizemos qualquer confirmação mas, as conversas estenderam-se sobre o problema e havia quem se dissesse conhecedor da situação e que a mesma era habitual. .
Sabíamos que em tempos passados, porque a ETAR do Pontão ligava directamente à ribeira, sem qualquer tratamento, porque a ETAR de Alvaiázere ficava longe e se questionavam os custos da deslocação, a pessoa encarregada do despejo das fossas se ia desenrascando aqui e ali. Não era uma situação aceitável, ninguém, ou a maioria, concordava mas, enfim, como Portugueses de brandos costumes, se não se desconheciam, pelo menos omitiam-se este factos.
.
Mas, e hoje, construídas duas ETARs, que se encontram em pleno funcionamento, a situação continua na mesma? .
Estando parte da vila ligada à ETAR do lado das Cabeças, e não obstante a deslocação até à mesma ser diminuta, não poderia haver em última hipótese, um acordo com a empresa que a gere, e o despejo ser efectuado na conduta por uma das tampas, como faz a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, no lugar de Almofala de Baixo?
.
Poluição, atentado à saúde pública, crime ecológico. Porquê? .
Ninguém com responsabilidades nesta terra tem conhecimento disto?
.
Se o centro da vila estava empestado de um cheiro nauseabundo, mais concentrado na zona do mercado, e é uma situação habitual, nenhum responsável se sente importunado com esta situação. .
Quem por aí mora, quem por aí trabalha, quem tem obrigações de decidir, não o fez até hoje porquê?
.
Irresponsabilidade, falta de conhecimento das leis que nos regem, ou há leis especiais para certas pessoas?
.
Porquê? .
Não queremos julgar, nem substituirmo-nos a ninguém, achamos isso sim, é que situações destas não devem nem podem continuar as existir. Compete à autarquia, que duvidamos não tenha disto conhecimento, tomar as providências necessárias e urgentes para terminar com estes atropelos, na certeza de que queremos viver numa terra, com os olhos postos no amanhã.

Comments:
Não gosto muito de frequentar este blog pela falta de interesse e pela censura que o(s) seu(s) administradores aqui impõem.
Isto é tão fraquinho mas tão fraquinho que ate da pena, como é que tu podes estar a falar destas coisas? Alguma vez viste? Alguma vez te entrou porta a dentro? Se calhar já requisitas-te os serviços mas nessa altura não te importavas tu para onde iam os desgostos pois não? Olha vai lá ter com o.... e pergunta lhe onde eles deposita os esgotos. Se queres andar tão bem informado tens bom remédio. Ate das pena
 
De onde era o cheiro pestilento não sei. E que era isso que se dizia por lá é tambem verdade,e eu também cheirei.
Agora não quero aqui defender ninguem mas acho bem que sejam levantados estes alertas. Se alguém não gosta paciência mas também achei que alguma coisa estava mal.
Não quiz com isto provocar ou ofender alguém, como aliás também não fez o post.
Só deixei a minha opinião.
Cumps
 
ESTE BLOG E DO FERNANDO CARACOL. tenho dito
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?