2007/10/28

 

O PDM / SERRA DE STª HELENA / ARMAZÉM DAS CINCO VILAS

O Plano Director Municipal (PDM), é o instrumento básico de ordenamento do território municipal e do desenvolvimento económico e sócio-cultural da população de um concelho, e deve ter especialmente em vista, harmonizar o processo de crescimento económico e urbano, com o bem estar social e a preservação do ambiente e do património natural e paisagístico do concelho. Os objectivos de desenvolvimento de um concelho definidos no plano, devem assentar nas orientações de minimização dos problemas de natureza ambiental; criação de emprego com base na mobilização de recursos endógenos quando existentes, e a satisfação das carências da população. É assim, uma síntese da estratégia do desenvolvimento e ordenamento local, tendo em conta as opções de âmbito nacional e regional, mas com especial incidência na respectiva área de intervenção, as suas necessidades e os objectivos de desenvolvimento e satisfação das necessidades da população.
Pensando-se a elaboração de um PDM hoje em dia, na base de uma estratégia de desenvolvimento sustentável para um concelho, na qual as diversas políticas municipais devem ser pensadas de forma integrada e coerente, e o estabelecimento de parcerias através da criação de consensos entre os diversos actores locais (Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, associações, empresários, população, etc.), entendeu-se e justamente que o actual PDM se encontra desajustado, e desde 19 de Dezembro de 2006 que a Câmara Municipal deliberou, dar início ao processo de revisão do Plano Director Municipal de Alvaiázere.
Esperamos que as intervenções no território concelhio (e de Maçãs em particular), deixem de ser casuísticas, e passem a ter a acção de um fio condutor que responda às necessidades reais da população, (ao nível da habitação, educação, cultura, ambiente, desporto, cidadania, dinâmica social, económica, demográfica, etc.), proporcionando-lhe, progressivamente, melhorias significativas na sua qualidade de vida.
Como elemento de intervenção neste processo, a Junta de Freguesia tem não só o direito, mas a obrigação, de intervir activa e positivamente na alteração deste documento, e particularmente no que se refere à nossa freguesia, no objectivo de criar condições ao desenvolvimento e progresso, que passam não só mas também, pela fixação das pessoas que, com grande pena vemos sair para freguesias vizinhas.
Está assim em causa a possível construção em vários pontos da freguesia e, porque de intseresse público, no terreno da serra de Stª. Helena, e propriedade da Junta de Freguesia. Estará a Junta de Freguesia disposta a lutar pela alteração do PDM no sentido de aí ser possível construir, e propor à Câmara Municipal que, então aí, (e porque não?) , construa a habitação Social que preconiza para o Armazém das Cinco Vilas, libertando-o para outros projectos, capazes de serem mobilizadores do progresso e desenvolvimento de que Maçãs tanto precisa? Não será certamente, preciso muito. Basta que assim queiram, e tenham a coragem e a visão suficientes para verem que o progresso e o desenvolvimento se vêem, "com óculos de ver ao longe". Devemos olhar e melhorar o presente, mas com a vista e o pensamento no futuro.
Que tenham a coragem necessária para tomarem decisões que pesem positivamente no progresso e desenvolvimento, tendo em conta a qualidade de vida desta terra e das suas gentes, são votos que aqui deixamos. Ficamos à espera.

Comments:
tal como o armazém das 5 vilas, penso que a serra de santa helena não será o melhor local para a implantação do bairro social!!!!!
agora onde!!!! penso que cabe a quem de direito apresentar uma solução e colocá-la em discussão, para que o povo maçanense aprove o local..................
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?