2007/08/27

 

FESTAS DO SR DOS AFLITOS

Terminadas as festas anuais, aqui deixamos algumas imagens do que considerámos serem os dois pontos altos das festas do Sr. dos Aflitos. .
ARCOS TRADICIONAIS .
. Estes, autenticas obras de arte, capazes de ter saído do carvão dum qualquer artista de renome, foram sem margem para dúvidas, um ponto marcante nas festas de S. Paulo e Sr. dos Aflitos. O trabalho estético, árduo, minucioso e de rara beleza, não saiu de nenhuma escola de belas artes, como pode parecer. É representativo do crer e sentir das gentes dos vários lugares, do seu amor à terra e da sua dedicação às festas anuais. Como sempre, a temática livre para os arcos, dá azo a uma diversidade de projectos e trabalhos que divergem entre si, como divergem os ideais e o sentir de cada lugar representado. Este ano, e contra o que vem sendo habitual, um ou outro lugar utilizou o seu arco para reclamar ou protestar, não sem que o mesmo transmitisse a ideia de festa e arraial, carisma dos festejos a S. Paulo e ao Sr. dos Aflitos. Sentiu-se a falta de alguns lugares, o que é perfeitamente justificável. O reduzido número de habitantes e até a inexistência de moradores, face à desertificação que vai sendo cada vez maior nos lugares mais recônditos, justificam perfeitamente a não apresentação do arco do respectivo lugar.
Em suma, e no geral ,os arcos estavam bonitos, demonstrativos de muita criatividade, carinho e dedicação. Aos lugares e seus moradores, os merecidos parabéns. parabéns. Parabéns, e que esta manifestação de arte e amor à terra e à festa, veja na sua continuidade, alguns ajustes quer na temática de concepção dos arcos, quer num ou noutro pormenor, que só virão engrandecer um trabalho já de si grandioso.

PROCISSÃO DO SR DOS AFLITOS

A procissão do Sr. dos Aflitos , e na senda do que vem sendo habitual, foi mais uma vez este ano, um ponto alto e marcante, nas festas anuais.

Não faltaram todos os artefactos de índole religioso que o povo, onde se incluem muitos forasteiros, respeitosamente acarinha, ou não fosse a sua devoção ao Sr. dos Aflitos, razão mais que suficiente para subirem até Maçãs de Dª. Maria. As fogaças, de rara beleza e longínqua tradição, as bandeiras com as ofertas de cada lugar em dinheiro, método característico destas festas, variadas oferendas estética e orgulhosamente engalanadas, os pagadores de promessas, essencialmente com crianças vestidas de "anjinho", as bandas de música e o conjunto das bandeiras, com o pálio que cobria o Sr., deram um colorido e simbolísmo tal à procissão, que não tem igual por outras freguesias.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?