2007/08/02

 

DIREITO Á OPINIÃO

Comentar, comentar, comentar….

Mas será que alguém quer realmente comentar, ou sabe o que é comentar? Comentar, e segundo os dicionários existentes é: explicar; interpretar; explanar; esclarecer; fazer comentário a; criticar; analisar.

Poder-se-á porventura depreender que é isso que pretendem os “comentadores” ou o “comentador” de alguns “comentários” publicados nos blogs existentes sobre Maçãs? Em minha opinião não, e estamos a anos-luz de poder considerá-los verdadeiros comentários.

O autor de um qualquer artigo postado, publica o que lhe vai na alma, mostrando a sua anuência ou discordância sobre o assunto em apreço, sendo óbvio que, a ter razão, alguém terá agido correcta ou incorrectamente, sabendo-se que é sobre si em termos pessoais, ou colectivos enquanto autarquia, associação ou outro, que caiem as responsabilidades, e a quem é dirigido o dedo acusador, ou o aplauso pelo acto, quando positivo. Até aqui tudo normal, face ás responsabilidades assumidas por cada um quando do sufrágio eleitoral a que se submeteram sendo homens, como tal falíveis, com o direito a errar, e face ao estado de direito que vivemos em Portugal, donde ainda felizmente, não fomos destacados. O problema põe-se ao nível da formação e do respeito que cada um merece, e a que tem direito, sejam as suas opiniões convergentes, ou divergentes das do poder reinante. A verdade é que não é assim que as coisas se passam por cá: Se não concordamos com uma obra; se discordamos dum projecto; se achamos que as prioridades não estão a ser bem definidas; se achamos que deveria ser feito isto ou aquilo e não uma outra coisa; se apontamos o dedo a algo que está realmente mal; se achamos que certo projecto está mal neste ou naquele pormenor; enfim seja qual for o motivo da discordância ou do alerta para uma situação mais inconveniente, aqui D’El Rei, estamos perante destruidores, de pessoas que não fazem nem nunca fizeram nada, pessoas que destilam ódios e só por isso é que falam, invejosos, provocadores, ataques pessoais, e o mais que poderemos retirar dos comentários feitos neste, ou noutro blog de maçanenses.

Apontar um erro, ou manifestar discordância duma qualquer actuação ou acção da nossa Associação ou Autarquia, terá por ventura de ser obrigatoriamente um ataque pessoal aos seus eleitos?

Nada mais errado, o que prova o baixo nível de quem assim pensa, e o “modos vivendo” desta terra, cujos pergaminhos merecem outro respeito.

“Quem não é por mim é contra mim, e quem não me disser ámen é meu inimigo”. Tudo o que fazem é o melhor que poderia ser feito, e não há direito á opinião, á crítica que, devidamente analisada, é muitas e muitas vezes construtiva, interessada que esteja na procura, senão do bom, pelo menos do melhor para a nossa terra.

Ninguém até hoje, e salvo algo que tenha escapado, veio contradizer ou negar o que foi publicado na maioria dos posts, provar que os autores não falaram verdade, que por isto ou aquilo erraram, utilizassem ou não, uma crítica mais objectiva e mordaz, ou alguma ironia com um objectivo mais subliminar. Ninguém quis explicar, esclarecer, analisar os assuntos, dando no "troco", a verdadeira razão dos factos que, podendo continuar a divergir por um amontoado de razões, não deixariam de ser respeitáveis, como respeitável deve ser sempre a opinião de cada um. Não, é precisamente o contrário: lá vêm as provocações, as ofensas, o apontar ou direccionar das responsabilidades dos artigos para pessoas que, nalguns casos, estão completamente alheias aos mesmos. Aqui se destilam ódios, se fazem ofensas, se contam espingardas.

Todos querem ser os melhores, os bons, os que têm a verdadeira dedicação à terra. Os outros não, são separatistas, só querem o mal p´rá terra, e não fazem nem nunca fizeram nada.

Mentalidades que se enraizaram ao longo dos anos, e que agora só vêem alguma alteração quando tal interessa ao respectivo visado.

Se alguém um dia ousou dizer:

“abençoada terra, que tais filhos teve”,

ousamos agora desabafar:

“ triste da terra, que tais filhos tem”.


Comments:
Caro sentinela:
Por uma vez, subscrevo totalmente o que disse. Triste, de facto, da nossa terra, quando tem tantos filhos assim. Mas não é decerto por não dizermos ámen aos que mandam, que deixaremos de ter orgulho em ser de Maçãs.
Cumprimentos.
 
tanta filosofia da treta sobre comentarios mas nem uma palvra sobre a vergonha que se passou na nossa associaçao, sera por questoes politicas ou so por amizade?
 
tanta filosofia da treta sobre comentarios mas nem uma palvra sobre a vergonha que se passou na nossa associaçao,
E NADA TAMBÉM SOBRE O ESCANDOLO QUE FOI A INSCRIÇAO DOS JOVENS PARA VOLUNTÁRIOS NO JOGO SPORTING/PORTO.
NA JUNTA NÃO HAVIA AS ANUNCIADAS INSCRIÇÕES. SABES QUEM AS TINHA?

É ASSIM, MAÇÃS NO SEU MELHOR.
CADA VEZ MAIS DO MESMO, COM OS MESMOS E P'RÓS MESMOS.
VÊ LÁ SE ÉS CAPAZ E DIZER ALGUMA COIZA.
 
Eu inscrevi-me na Junta....deves viver noutra freguesia...
 
digam lá quem foram os " felizes contemplados " com a ida a Leiria, que assim tiram-se todas as dúvidas quanto à justeza da escolha. Indiquem os nomes,e quem são os papás
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?