2007/08/19

 

ARCOS TRADICIONAIS NA RECTA FINAL!

Hoje, e contrariamente ao que é habitual aos domingos, deixei-me ficar nos braços de morfeu até mais tarde. Assim, não dei o meu habitual contributo, do que me penetencio, nem pude constatar pessoalmente , que a recolha de sangue efectuada no Salão Paroquial foi um êxito e que ultrapassou todas as expectativas. Segundo nos disseram, o trânsito entupiu na zona, e a fila de espera foi grande, dadas as muitas pessoas que, num verdadeiro acto de altruísmo e amor ao próximo, quiseram fazer a sua dádiva de sangue naquilo que, há muito tempo, é já um hábito em Maçãs de Dª. Maria.
Bem hajam todos os que desinteressadamente aderiram à campanha, e que numa próxima, consigam cativar ainda mais apoiantes p’ra esta causa, certos de que um dia poderemos ser nós, a precisar desse tão precioso líquido, que só o homem consegue produzir.
Era preciso retemperar da noitada na festa da freguesia vizinha de Chão de Couce, e do espectáculo que foi a actuação do cantor José Cid, que por lá animou dos mais jovens aos mais velhos, que puderam recordar canções da sua juventude e que entoaram, fazendo do público, o coro que o artista apreciou. Talvez um dia possamos ter um artista deste gabarito nas nossas festas… “Sr. padre, as letras deste artista não são brejeiras, e muitos há assim também. O povo que paga, agradece…”
Retemperado já da noitada, nuns casos a convite, noutros como curiosos, ou quiçá intrusos, fizemos um périplo pela freguesia, constatando em que andamento estava a confecção dos arcos regionais, um pormenor único e cativante nas festas do próximo fim de semana.
Confirmámos o que já se sabia, que os arcos continuam de tema livre, e que a ideia aqui deixada de um tema por ano não foi aproveitada, o que não traz qualquer mal ao mundo, mas que achamos ter pernas para andar e alguns interessados n’ela o que só valorizaria o evento. Evitar-se-iam aqui e ali as dificuldades de decisão na “obra” a apresentar, e noutros a tentativa, nalguns casos quiçá conseguida, de personalizar o arco, transformando-o no seu representante pessoal e não do respectivo lugar. Achámos no mínimo deselegante, quer para o lugar quer para a freguesia, que um arco possa ser conotado como representação individual e não dum colectivo que é o seu respectivo lugar.
Não obstante todas as vicissitudes, nalguns casos “normais”, neste tipo de trabalho e eventos, na sua maioria, tudo decorre dentro da normalidade e a bom ritmo, confirmando-se que, e à semelhança dos anos anteriores, teremos verdadeiras obras de arte em exposição, na rua principal da nossa vila.
Face ao sucesso que têm sido os arcos tradicionais, estranhámos saber que ainda não é este ano que veremos os três arcos que há alguns anos se esperam:
1- Sendo os arcos representativos de cada lugar, alguns com o esforço somente de três ou quatro pessoas, seria bem recebido O ARCO DA JUNTA DE FREGUESIA. Seria a autarquia a associar-se aos lugares que a compõem, numa acção de motivação e agradecimento, e de recepção aos forasteiros, colocado que seria em lugar apropriado, ou seja, o primeiro arco da exposição.
2- Sendo o Rancho Folclórico o baluarte da preservação das artes e saberes das nossas gentes , O ARCO DO RANCHO, teria um lugar indiscutível, em toda esta demonstração de arte e tradição.
3- Por último, e porque não, a nossa Associação, O ARCO DA ACREDEM? Sabendo-se do peso que tem hoje a Acredem na vida maçanense, e sendo de sua responsabilidade o ATL de Maçãs, era de toda a justiça e interesse, que apresentasse o seu arco, representativo das suas próprias actividades, e porque não, com uma forte componente dos trabalhos das nossas crianças no ATL.
Polémicas e opiniões à parte, os arcos caminham a bom ritmo para o final da sua confecção, e serão sem dúvida um pólo de atracção e deslumbramento quer para os locais, quer para os muitos forasteiros que se deslocam a Maçãs, propositadamente para apreciarem as verdadeiras obras de arte que são, OS ARCOS TRADICIONAIS.

Comments:
E vamos ter CARRINHOS DE CHOQUE, este ano na festa.
Então o SR. Padre já mudou de opinião?
Já não quer que as pessoas, a terem vontade de gastar dinheiro, o gastem em exclusivo na quermesse?

VIVA A CURTIÇÃO,
E VIVA A FOLIA,
NAS FESTAS ANUAIS
DE MAÇÃS Dª. MARIA
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?