2007/08/28

 

ARCO COM SENTIDO CRÍTICO

TOMADA DE CONSCIÊNCIA EXPRESSA NA ARTE
Este ano, uma nova nuance, transpareceu na apresentação dos arcos regionais e no que se refere às temáticas de cada arco, apresentado pelo respectivo lugar. Insere-se nesta análise, e concretamente, o arco do lugar dos Palheiros. Este lugar, aproveitou um problema local para satirizar a inoperância da autarquia no que se refere à construção do parque de merendas, prometido há já muitos anos e que tarda em aparecer. Não deixou no entanto de deixar no arco, e bem patente, o caris bairrista e folclórico que caracterizam os arcos regionais das festas do Sr. dos Aflitos. Há já muito tempo que a autarquia vem esquecendo o parque de merendas dos Palheiros, para o qual terá adquirido o respectivo terreno por permuta com a construção do muro no terreno do respectivo proprietário. Terá sido não só, um “negócio” vantajoso apenas para uma das partes, como terá sido feito no princípio de que no terreno seria construído um parque de merendas, e que até hoje parece não estar sequer em projecto. (post de 18/09/2006) De salientar a tomada de consciência da população local que, de luva branca, aproveitou para dar à autarquia, um sinal bem firme do seu descontentamento. Sem dramas ou excessos, o lugar dos Palheiros, dá aqui à nossa autarquia o sinal da sua posição crítica, face ao abandono a que tem deixado o local, tentando esquecer a razão de ser que esteve na génese do negócio. Pouco a pouco as nossas gentes vão tomando consciência cívica e dando sinal da certeza que têm nos seus direitos, e bem assim das obrigações daqueles que os governam, e nem sempre bem…

Comments:
O arco estava bonito e imaginativo.
Foi bem conseguido e, como veículo de mensagem, conseguiu os seus objectivos. Face à envolvência festiva em que estava inserido, funcionaram ana perfeiçãO as duas mensagens que se extraiám do mesmo.
Primeira e porventura a mais directa e aberta pata "fora":
A presença e representação do lugar nos festejos, e a representação do trabalho da arte e do querer dos moradores.
A segunda, quiçá mais "disfarçada" e um aviso à navegação, virada para "dentro":
A crítica ao parque de merendas dos palheiros, ao seu estado actual e ao dinheiro que ideia em si já custou ao erário público, com as vicissitudes que lhe estão ligadas.

UMA IDEIA A LOUVAR, QUE SEM ALARIDO E COM SUBTILEZA, ATINGIU OS OBJECTIVOS PRETENDIDOS.

UMA IDEIA BEM CONSEGUIDA!!
 
lindo arco mas olhem que havia outros ao mesmo nivel acho que devias mostrar mais
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?