2007/06/17

 

A MARCHA DE MAÇÃS, NA FAFIPA

....
......
.........Terminou a FAFIPA e a sua 28ª. edição, com parte do programa adiado por força do mau tempo. Este ano o S. Pedro não ajudou a que a feira atingisse a grandeza que o seu status exige.
..........No que se refere à participação dos maçanenses, e à parte as provas desportivas e os pavilhões presentes, esperava-se o seu “ponto alto” nas marchas populares do dia 12.
..........Como vem sendo hábito, uma marcha por freguesia fazem da noite de Stº. António e véspera do Feriado Municipal, um dos pontos altos da Fafipa.
..........Lamentavelmente, a nossa marcha e não obstante a beleza da sua indumentária, quase passou despercebida face a hora a que subiu ao palco pois, e dado o adiantado da mesma, o povo tinha dado em debandada.
..........Falhas da organização que, e após os anos de marchas organizadas, são indesculpáveis. Tanto trabalho e esforço para se não ter o gosto e o prazer de fazer a sua demonstração em igualdade de circunstâncias com as outras marchas é simplesmente de lamentar. A marcha de Maçãs foi a última a entrar em palco quando era já madrugada e quase não havia assistência. Ao entrarem em palco as luzes do mesmo foram apagadas, tendo feito a sua apresentação grande parte às escuras. Porquê? Lapso da organização? Então porque não foram as luzes acesas de imediato? Simplesmente lamentável, e merecedor de um reparo com o competente pedido de desculpas, por parte da Câmara Municipal.
..........Não obstante a beleza da indumentária apresentada que, em nossa opinião tornava a nossa marcha etnográficamente a mais bonita, esteve este ano muito aquém do que lhe era exigido. Por deficiências de som ou outras, apenas se ouvia um ou dois elementos do coro e a coreografia era muito pobre para o nível a que estamos habituados.
..........A marcha, teve no entanto alguns senãos que vamos aqui referir porque achamos que, quando se critica a falta de participação dos maçanenses, na festa anual ou noutras actividades que alguém de direito julga deverem sair do povo para a autarquia e não o contrário, se deveria pensar naquilo que alguns fazem, e que nada abona em prol daquilo que depois, quando muito bem interessa, se vem a terreiro apregoar.
.......... A marcha que têm participado na Fafipa foi sempre, e até este ano, a marcha da freguesia de Maçãs de Dª. Maria e que, tal como as restantes, representava a freguesia e era patrocinada pela mesma. Partindo desse princípio, houve quem se dirigisse aos responsáveis pela marcha, demonstrando a sua intenção em participar, em colaborar, e tivesse por resposta: “não, enquanto houver elementos do Rancho Folclórico, não entra mais ninguém”. Ora, sendo mais elemento ou menos, os responsáveis os mesmos que ocupam a quase totalidade dos lugares de chefia nas associações, nas festas anuais, na autarquia, etc., como se pode alguma vez, reclamar falta de colaboração?
..........Era bom que pensassem nisso e, repensando o modo de actuação, dessem a abertura necessária à colaboração dos maçanenses interessados, desmistificando a ideia de que tudo está centrado à sua volta e dum grupo de pessoas, que parecem ter medo de vir a perder uma qualquer dose de protagonismo, sem a qual não conseguem viver.
..........Maçãs é grande, e a mesquinhez não tem aqui lugar. A doutrina sectária e as elites são a todos os níveis reprováveis.
Afinal, houve-se dizer de boca em boca que em Maçãs não se faz nada.
E porque será?
Sim, porque será!?

Comments:
Sim senhor, que maravilha!
Grande maçanense que a sentinela é, espectaculo!
orgulho da terra!
tanto anuncia em primeirissima mao (não é por acaso) que o rancho vai ao estrangeiro como agora pateticamente cospe nele.
Bem, para quem andou a falar de historias da carochinha sobre a gene do rancho, fez piadas com a cor de pele do presidente da junta, pede sinais para cus de judas e acha q as rotundas é q sao locais para bustos, so tenho um pensamento....de certeza q não és de maças...
 
"Maçãs é grande, e a mesquinhez não tem aqui lugar." sentinela

PIADA DO ANO
 
Caro sentinela, parece que o meu amigo e o comentador antecedente, não falam a mesma língua. Aliás parece que não há mais nada a dizer e que tudo se resume ao mesmo: a provocação gratuita, o tentar tapar o sol com a peneira, a tentativa de desviar as atenções dos verdadeiros problemas desta terra. Desvalorizar a necessidade de sinalização, quando o cu de judas está lá, ele o tem, mesmo aí à frente do nariz, não concordar com o busto na rotunda mas não dar qualquer ideia aceitável, insistir que o post do dumper foi para provocar o Sr,.presidente da junta, quando já lhe foi suficientemente explicado até por vários comentadores, isso sim, é dum verdadeiro maçanense. Li e reli várias vezes o post e não encontrei qualquer ofensa ou provocação ao rancho. O meu colega comentador está certamente noutra dimensão e tem possivelmente outros problemas. Sugiro-lhe que enfrente e discuta os verdadeiros problemas, importantes para Maçãs e que este blog já aqui publicou.
Um abraço, e olhe que nem tudo é o que parece!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Comentários mais comentários e chegamos sempre à mesma conclusão, sendo que a origem fica cada vez mais clara.
Não me apetece pois comentar o que é óbvio, apetece-me, isso sim, fazer uma observação extensiva aos 1º e 2º pseudo-comentários:
ARRE QU'É BURRO!!
 
Gostaria de saber onde andava o Sr. quando se começou com esta aventura das marchas? Se os elementos do rancho lá andam é porque no inicio foram os únicos a mostrar-se disponíveis para lá ir. Vale mais interpretar as coisas de uma maneira diferente, serão sempre os mesmos porque não se manda para a frente das instituições. Tente ser Presidente da ACREDEM, tente fazer parte da direcção do rancho, concorra a alguma coisa. É fácil criticar por fora como o Sr. faz a diferença é que o Sr. o faz sem respeito nenhum pelas instituições e acima de todos pelas pessoas que andam a dançar e não ganham nada com isso. A meu ver o Sr. deve ser dos apologistas da ideia, no inicio podia ir o rancho, agora como as coisas já tem outra notoriedade é melhor correr com eles e meter outras pessoas quaisquer. Amigo para além de alguma inveja noto que o Sr. padece do mal da inveja e dá-me a sensação que isso já vem do tempo em que o Rancho pertencia à ACREDEM..

Evolua e deixe-se de Bota abaixo porque Maçãs até tem coisas positivas e é nessas que nos temos de focar para podermos fazer melhor, enquanto não o fizer este espaço será como que rebaptizado como o blog do renegado, o que NÃO entrou na Marcha, o que NÃO entrou na ACREDEM, o que NÃO faz parte da Junta.
 
Agora ficou mais claro, se acaso fosse necessário. Afinal as suas opiniões, que não são, são contra as pessoas e não se referem a factos, atitudes, acontecimentos. E mais ainda, então quem não é presidente de qualquer coisa, tem de se remeter ao silêncio? Afinal o Sentinela tinha razão na introdução ao post de 10/06 "NÓS POR CÁ... NEM TUDO BEM". Como vê meu amigo conterrâneo, e peremita-me que o trata assim embora não concorde consigo, o Sr. só vem dar razão.
E já agora uma sugestão. Se tudo o que por aqui tem sido escrito está mal, não haverá nada que gostasse ver mudado na nossa terra? Por mim, dentro de dias enviarei um mail ao blog com a minha colaboração. Colabore também, é que deste modo, quem é bota a baixo, sabe quem é? Você mesmo.
 
Permita-me que discorde consigo. Não comentei acerca da participação activa sobre os temas quentes da região, se assim o entende, permita que lhe diga, está enganado. Acho que seria de muito má fé correr com as pessoas que têm tornado possível a marcha de Maçãs, se foram eles que começaram julgo que devem permanecer até que entendam. Agora expulsá-los só porque também são membros do rancho acho a ideia mais descabida, a par das placas, que já aqui foi publicada. Reafirmo também a ideia que nem só das criticas, mesmo que construtivas, vive uma sociedade mas também das pessoas que se disponibilizam para ser criticadas. O que é algo que não vejo nas alturas certas, entenda-se eleições dos corpos gerentes das associações existentes ou mesmo do poder local. Porque se partimos do principio que estamos mal representados vale mais dar o corpo ao manifesto e trabalhar para fazer melhor. Agora se partem do principio que são sempre os mesmos é porque ninguém se manifesta para mudar a situação vigente ou então quando em sufrágio foi decidido que face ás alternativas a escolha foi a manutenção da situação. Quanto a mim acho que nem estamos mal, mas essa é só a minha opinião
 
Não queremos todos, o melhor para MAÇÃS?
Então, temos todos que andar á pancada para o conseguir?
e se tentar-mos coordenar os remos para que o barco vá a direito?
Eu sei, que enquanto houver dois seres humanos, cá no planeta isso será difícil.
Mas era bonito, se tentásse-mos!
 
Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.
 
Caro colega comentador (último do dia 25),tiro o meu chapéu ao seu sensato comentário. Acho no entanto que, e para coordenarmos os remos de modo que o barco vá a direito, é preciso ser-se suficientemente modesto, sério, respeitador e como vê, tal não está a acontecer. No que me diz respeito, nunca comentei no sentido da expulsão de qem quer que fosse, de qualquer lugar que ocupe, nem que me lembre, vi isso escrito(primeiro comentador do dia 25 em resposta ao meu comentário).Acho, e como não poderia deixar de ser, que é nobre o trabalho desenvolvido pelo rancho.
Se não chamarmos à atenção para o que acharmos menos bem, estaremos a permitir que a apatia continue e que nada melhore.
Da discussão nasce a luz, e o que está bem não precisa de emenda. É também certo que e não obstante o modo como alguém foi eleito para um lugar, com mais ou menos discussão, não o torna imune à apreciação e à crítica de quem o elegeu. Aliás, é votando que adquirimos o direito à crítica.
Mais uma vez tiro o meu chapéu ao último comentário do dia 25.
 
Mas o unico problema é q sao escritas falsidades e palavras tao mesquinhas que só quem nao sabe porque se move o(s) autores(S) desta coisa sem nexo chamada blog, é q podera estranhar.
Critica construtiva qunto às marchas? zero.
Se o evento correu mal pergunte à organizaçao da camara que tanto adora.... o resto é tao patetico que nem merece entrar no rol nas filosofias baratas sobre a liberdade como ja algusn aqui fizeram.
Continue o seu trabalho meritorio em falar de maças mas poupe-nos das suas perolas de raiva encravadas e que o fazem perseguir sem fundamentos serios quem relamente se precocupa com a terra e que faz alguma coisa por ela. uma coisa é certa, e sabem mtuio bem disso, pelas maiores instituiçoes da terra ja passaram inumeros maçanenses e nao vejo onde é q as portas estao fechadas a novos membros.
até era desejavel para nao se chegar à festa e ver sempre os mesmos.
porque nao junta os seus amigos de capital e faz algo? isso sim era digno de um maçanense, tal como seria responder aqui com o seu nick e nao atraves de anonimos encomendados.
nao me quero alongar mas com este espirito so mesmo por iniciciativa propria, espalhando copias deste blog pelos cafes, é que vao ligar alguma coisa a isto porque caminha naturalmente para o esquecimento...
 
Tu não és bom Maçanense, eu é que sou!porque blá blá blá blá e eu é que sou bom Maçanense.um bom Maçanense sou eu porque eu é que sou um bom maçanense
 
Meus amigos, sou visitante deste blog e é a terceira vez que deixo o meu comentário. É no entanto com alguma tristeza que neste momento o faço. Foi muito novo que deixei essa terra que é a minha, e que nunca esqueço. Entristesse-me ver que hás pessoas que apenas se preocupam em contar espingardas e como alguém já disse, querer ser o melhor, o verdadeiro, o que realmente quer o bem de Maçãs. Será que ainda ninguém viu que todos querem o melhor para a sua terra? Fico triste quando vejo que os argumentos utilizados, o são, não para que se possa vir a fazer melhor, mas para achincalhar:
"fez piadas com a cor de pele do presidente da junta, pede sinais para cus de judas e acha q as rotundas é q sao locais para bustos". Isto é algum rebate à opinião expressa?
" Acho que seria de muito má fé correr com as pessoas que têm tornado possível a marcha de Maçãs, se foram eles que começaram julgo que devem permanecer até que entendam. Agora expulsá-los só porque também são membros do rancho acho a ideia mais descabida, a par das placas, que já aqui foi publicada." Onde é que se poderá subentender sequer a ideia aqui afirmada?
"Critica construtiva qunto às marchas? zero."
"a nossa marcha e não obstante a beleza da sua indumentária....Tanto trabalho e esforço para se não ter o gosto e o prazer de fazer a sua demonstração em igualdade de circunstâncias com as outras marchas é simplesmente de lamentar" Isto é o quê afinal, dizer mal?
"Se o evento correu mal pergunte à organizaçao da camara que tanto adora.." "Simplesmente lamentável, e merecedor de um reparo com o competente pedido de desculpas, por parte da Câmara Municipal" Será isto culpar alguém que não a organização?
Por favor amigos maçanenses deixem-se de contar espingardas, o direito á opinião, que tantos anos nos foi negado, é hoje, e felizmente, uma realidade. Vejamos por exemplo as candidaturas aqui, para a câmara,e que são mais de uma dezena. Será que não querem todos o melhor para a cidade? Cada um á sua maneira, acho que sim. Então e aí? Não há direito á opinião?
Procuremos com as denuncias do que está menos bem, ou para o que haja outra opinião, criar condições para melhorar o que realmente é necessário, melhorar e claro está, defender o que não esteja a ser devidamente analizado. Agora achincalhar inventando afirmações que não conseguimos encontrar, em nada dignifica o verdadeiro maçanense, e tão pouco a nossa terra. É que Maçãs não é assim, que fique bem claro.
Pensemos no futuro. Eu saí daí, e muitos mais da minha idade.Hoje os jovens continuam a sair.
E o futuro, o que vai ser?
Quais são as prespectivas?
Enquanto houver dois homens, haverá duas ideias, mas é isso que faz inovar, que dinamiza, que galvaniza e nos incute a procura das soluções que ambicionamos, para um futuro melhor e mais correcto, caso contrário, tudo isto seria o marasmo que todos afinal detestamos.
E não é assim que queremos viver, pois não?
 
amen!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?