2007/05/05
FESTAS DO SR DOS AFLITOS JÁ MEXEM
..........Aproxima-se a passos largos o mês de Agosto, e consequentemente as tradicionais festas do Sr. dos Aflitos.
..........Óbviamente, ainda se não sabe do programa provisório, ccontráriamente ao que acontece por exemplo já, com a vizinha freguesia de Avelar. Diz quem parece saber do assunto, que os contratos com artistas e grupos não são feitos com a devida antecedência, mas sim á última hora, procurando-se artistas baratos, razão porque temos de levar sempre com grupos e cantores de 2ª e qualidade duvidosa, que na maioria das vezes não tem agradado ao geral da população residente e forasteiros.
............No entanto, o espírito bairrista das gentes desta terra vem sempre ao decima e já fervilha o bichinho que por carolice faz erguer tão nobres e orgulhosos trabalhos, como são os arcos tradicionais. Temos conhecimento de alguma movimentação de grupos de populares que nalguns lugares preparam já os primeiros trabalhos para a confecção do arco seu representante. Segundo nos foi dito, todos querem este ano, apresentar um arco mais bonito e sumptuoso que os dos anos anteriores. Querem fazer sempre mais e melhor e empenham-se já, com vista a uma boa imagem a dar aos maçanenses, e forasteiros que nos visitam.
..........Somos totalmente a favor desta arte popular, que distingue positivamente o engalanamento da nossa rua principal, comparativamente com a de qualquer freguesia vizinha. Não obstante, achamos que o esforço dispendido por todos é de tal forma grande, que deveria ser dado outro ideal ás temáticas representadas pelos arcos. A ideia não é virgem, porquanto não é nossa mas com a qual concordamos em pleno. Achamos também, que em cada ano, os arcos deveriam versar um tema, anteriormente escolhido, pela comissão de festas, ouvidos os representantes ou responsáveis pelos arcos de cada lugar. E não faltam temas para pôr á prova a arte e o gosto de cada um. Desde o caris religioso, aos temas históricos da freguesia, ás lendas e tradições, á vida rural, ás profissões existentes e em extinção, etc., etc. Existe muita matéria, sobre a qual se podem fazer coisas lindas e arrojadas. Deixamos aqui a ideia. Ainda estamos a tempo de fazer este ano algo de diferente.
..........No que se refere ao programa das festas, ficamos á espera que o deste ano venha a evoluir, crescendo em quantidade e qualidade em relação aos anos anteriores, para o que até nem é preciso assim tanto esforço. Ideais á parte, as festas de Maçãs serão sempre um marco na vida desta terra e das suas gentes, conseguindo incondicionalmente o carinho e apoio de todos nós.
Mas, querer mais e melhor não é pecado,
Ou será?!