2007/05/26

 

DESABAFO DE CRIANÇA

CRIANÇAS DE HOJE,
OS HOMENS DE AMANHÃ !
Transcrevemos a seguir, o mail que nos chegou duma criança do ensino básico das escolas de Maçãs.
Viagem a Sesimbra
"Caros amigos. serve este mail para agradecer à Junta da Freguesia a viagem que nos ofereceu a Sesimbra. Foi um dia de muito divertimento e gostei imenso. Mas tanto eu como alguns colegas viemos tristes. A Junta que também foi não levou almoço para nós as crianças. Só levou para eles e para as professoras. E durante o almoço puseram duas mesas. Uma para eles e outra para nós. Nem a junta nem as nossas professores se misturaram com nós. Pessoas numa mesa e os outros na outra. Ficámos tristes. Nós até nos portamos bem. Não merecia."
§§§§§§§§

Comments:
Enquanto professora, acho mal.
Certamente as minhas, ou os meus colegas não tiveram culpa. Deviam no entanto ter previsto a situação, até porque as refeições iam certamente e como não poderia deixar de ser, já programadas.
E a autarquia, ao oferecer o almoço aos professores, porque o não fez também com os alunos?
Nestas idades, a marginalização, a exclusão, a rotulagem, têm concerteza implicações futuras na personalidade e comportamentos dos homens, agora em formação.
Pede-se, um pouco mais de atenção. De todos certamente.
 
Falando como mãe de uma das crianças que frequenta a Escola, e como encarregada de educação falo quase diariamente com as professoras, pois preocupo-me com a educação dos meus filhos. Tenho conhecimento que a Junta de Freguesia apenas ofereceu os bilhetes de entrada das crianças,professoras e auxiliares, tendo toda a programação da viagem sido da responsabilidade das Escolas. Quanto ao almoço e por aquilo que fui informada, foram as professoras e as auxiliares que levaram cada uma sua coisa, oferecendo aos elementos da Junta o almoço, como gesto de agradecimento e como tamb ém já vem sendo hábito desde que a Junta começou a oferecer estas viagens.
Qualquer dúvida, façam como eu, coloquem as questões às professoras pois foi assim que obtive este esclarecimento.
 
Começo por dizer que hoje em dia as pessoas quanto mais têm mais querem. Como mãe de filhos a entrarem já na fase adulta, nunca os meus filhos tiveram este tipo de regalias e facilidades que hoje são dadas às crianças. As próprias viagens que eles tiveram através das escolas, tínhamos nós pais que mandar dinheiro para as entradas aos locais que visitavam, tive sempre que preparar-lhes os lanches para levarem. E ainda, como mãe trabalhadora, tive sempre que me preocupar com as refeições na fase escolar, pois não exisitia ainda os benefícios que hoje se tem, como por exemplo: a cantina ao lado da escola, as refeições que são levadas quentinhas à hora de almoço, o transporte à porta de casa, a ocupaçãos dos tempos livres, etc....
Gostaría aqui de deixar frizado que cada vez mais as pessoas estão inssaciáveis, pois nunca se contentam com o que têm, apesar das regalias que hoje em dia existem.
 
O drama... o horror... este pessoal da junta é mesmo mau como as cobras... quem me dera que o sentinela fosse para presidente da junta, aí é que era um espectáculo, COMIAM TODOS DO MESMO TACHO!
 
não levem a mal este pessoal da junta,é perfeitamente natural este comportamento, nada de misturas. Pensen bem, o que é que o pessoal da junta tinha para dizer às crianças, nada, a não ser que daqui a poucos anos tem que sair da terra porque a junta e a câmara nada fazem para eles lá poderem ficar. E para além disso, as crianças ainda não votam.
 
Sentinela...sentinela... com a idade que tens devias ter juízo.
Como adepto da Intifada, coragem resume-se á cobardia do anonimato, tenta saber a verdade antes de te expores. Primeiro o Dumper ... agora as crianças... que tristeza
 
Meu caro Sr. "insuspeito", ( último comentário de 31/05), pense melhor antes de gratuitamente entrar com provocações, ou tentativas de.
Afinal, mais uma vez lhe pergunto
(ver outros posts):O que vê você no post do dumper?
Para mim e comparativamente a nós, apenas a pigmentação da pele. E para si?
A haver algo mais, só mesmo na sua cabeça.
E neste post, vê algo mais que o desabafo de uma criança? Um desabafo fundamentado, contrariando "a comentadora" (segundo comentário), pelo que consegui apurar?
Segundas intensões, só memso na sua cabeça.
O mal não está muitas vezes em quem faz, ou quem diz, mas em quem queria que se dissesse, que se fizesse.
Outra coisa, sobre a qual já um dia o confrontei:
Afinal não somos todos anónimos?
O Sentinela, Você, eu, ....
Como diria o outro, chapéus há muitos. E cobardes?
Somos tantos...
 
É melhor não se dizer nada.
É assim que eles querem, lá as cozem lá as comem, pelo que parece.
É preciso alguma atenção porque por aí, a terra onde nasci, de que tenho imensas saudades e que quando visito, encontro cada vez mais na mesma, opinar ou comentar parece ser crime.
Afinal, e não sendo a cor reinante o vermelho, afina pelo mesmo diapasão do governo. Se pudessem já tinham "eliminado" os que não dizem amem, tal como o professor do norte foi suspenso.
Sugiro que tomem em devida nota todos os comentários e que tirando daí as suas elações possam melhorar cada vez mais, em prol duma vida melhor em Maçãs de Dª. Maria.
Mais do que nunca um autarca deve ser cuidadoso nas suas medidas , nos seus actos.
Ainda bem que estamos noutros tempos, e não naqueles em que parece tudo ter estado bem, (veja-se o 3º. comentário e a sua imparcialidade. Existirá nostalgia, ou vontade de voltar a atrás? ) A consciência reinvidicativa nota-se já nos bancos das escolas e é estimulada dia a dia por tudo, dando às crianças a noção dos seus direitos e da sua situação perante os demais: de privilégio ou de marginalidade (vejam-se os vários programas transmitidos pelas TVs no passado dia 1, dia mundial da Criança)
Como disse Nicolau Maquiavel, na sua obra o Príncipe por volta de 1515, “O príncipe deve ser generoso, mas não muito, pois pode-se adquirir má fama entre aqueles que não forem beneficiados por esta generosidade, além de atentar para o detalhe de que geralmente, quando alguém ganha, outros perdem, e isso pode gerar o ódio ao príncipe, o que deve ser evitado a qualquer custo.”
 
Comentários mais comentários e chegamos sempre à mesma conclusão, sendo que a origem fica cada vez mais clara.
Não me apetece pois comentar o que é óbvio, apetece-me sim fazer uma observação extensiva aos 4º e 6º pseudo-comentários:
ARRE QU'É BURRO!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?