2007/04/23

 

TRADIÇÕES VII

MAIO, UM MÊS RICO EM CRENÇAS E TRADIÇÕES
..........Portugal é um país pequeno. Se chove no norte salpicamo-nos no centro. Assim, há tradições que se espalham por todo o país ou se vão confundindo consoante a região tem sobre as mesmas o crer na tradição ou noutros casos na crença, quase sempre com uma carga teológica, no nosso caso de predominância católica.
..........Consequentemente, na nossa terra Maçãs de Dª. Maria, o mês de Maio possui um manancial de tradições e crenças que o enchem de manifestações e comemorações. De entre as muitas tradições, destacamos apenas quatro, todas com o cunho e influência do catolicismo, religião predominante na região.
..........É tradição na nossa aldeia, na passagem do mês de Abril para o mês de Maio, e antes do nascer do sol, enfeitar as portas com flores, predominantemente giestas maieiras. Existem várias interpretações para este costume, baseando-se em outras tantas lendas, que vêm sendo deixadas de geração em geração. Diz uma das lendas, que sendo o amarelo a cor da fome, as maieiras servem para afastar a fome, assegurar o êxito das sementeiras e são sinal do renascimento da primavera. Diz outra lenda que, quando os soldados romanos perseguiam Jesus, já de noite, viram-no entrar numa casa e logo a marcaram com flores de giestas, para facilmente o localizarem no outro dia. Na manhã seguinte, quando os soldados chegaram, o milagre tinha acontecido. Todas as casas estavam enfeitadas com giestas amarelas e assim, os soldados foram despistados. Seja porque razão for, muitas famílias continuam ainda a enfeitar as portas das suas casas á entrada do mês de Maio, continuando assim a cumprir esta tradição primaveril, para que os seus lares fiquem protegidos da fome por mais um ano, agora não só com as giestas maieiras, mas utilizando as várias flores da época.
...........Outra tradição se mantém, esta no dia 3 de Maio, dia de Santa Cruz.

..........Manda a tradição, que se façam cruzes enfeitadas com ramos de oliveira e alecrim, que foram benzidos no Domingo de Ramos, e sejam colocadas nas terras anteriormente semeadas, esperando-se assim um bom presságio para as próximas colheitas.

.......É também neste mês que se festeja o tradicional Dia da Mãe. Antigamente esta data comemorava-se no dia 8 de Dezembro e era simbolizada pelos desenhos e cartões que fazíamos na escola e depois oferecíamos á nossa mãe. Agora a festa passou para o 1º. Domingo de Maio, para grande alegria de floristas e restaurantes.

........Estamos no mês de Maio, por tradição o mês de Nª. Srª. Para a maioria das pessoas de predominância católica, festejam-se há dezenas de anos, nos dias 12 e 13, as aparições de Nossa Senhora na Cova de Eiria em Fátima. Muita gente lá vai em peregrinação, cumprir promessas feitas em horas de maior aflição ou ainda pedir protecção á Virgem para si e para os seus, por mais um período que decorrerá até Maio do ano seguinte.

..........Está assim o mês de Maio repleto de factos que, pela sua secularidade, crenças e tradições que vêm sendo transmitidas família a família, ainda hoje são preservados e fazem das nossas gentes, um povo de largos costumes, crenças e tradições.


2007/04/22

 

A PROVA DO AQUECIMENTO GLOBAL


 

PRÉ-ESCOLAR + PARQUE INFANTIL... Será?! A Câmara já compra os terrenos.

..........Chegou ao nosso conhecimento que a Câmara municipal tem em fase de conclusão a compra dos terrenos localizados entre a rua da Acredem e a residência paroquial, com a finalidade de aí edificar instalações adequadas ao funcionamento do ensino pré-escolar.
..........Como não poderia deixar de ser, achámos tratar-se dum trabalho positivo, pois as instalações actuais do ensino pré-escolar deixam muito a desejar, e as nossas crianças merecem bem mais.
..........Procurámos a confirmação desta acção da nossa edilidade nas actas da Câmara municipal, visitando para tal o Site da Câmara http://www.cm-alvaiazere.pt/default.aspx?module=ActaEdital&IDCategoria=16&IDTipoActaEdital=1 . E demos com as bentas na torneira, como se costuma dizer. A nossa Câmara já não publica as actas das suas reuniões, desde a reunião de 07/11/2006. Certo é, que sempre se pode ir á Câmara consultá-las. Um desperdício de tempo e dinheiro, quando a CM tem um site onde deveria continuar o trabalho prometido e começado, colocando assim as informações da vida autárquica, á distância de um clik, a todos os Alvaiazerenses por cá residentes, ou em qualquer outro ponto do mundo. Sabemos como é a interferência das nossas gentes, no concreto da vida autárquica. E não pode deixar de ser negativo para a Câmara, e digna do respectivo reparo tal situação. Contam-se pelos dedos, aqueles que se deslocam á Câmara para assistir ás reuniões, naquilo que é público, e muito menos para consultar as actas. Porque é que a Câmara não publica as actas das suas reuniões em tempo útil, como já o fez? Estamos agora na era da informática, da Internet, e nem sequer dá assim tanto trabalho a publicação das mesmas. Certamente não terá nada a esconder, até porque as mesmas podem ser consultadas. Mas, como já foi dito e redito, á mulher de César não basta ser séria, tem de parecê-lo.
..........Esperemos que a Câmara dentro em breve, num espírito de seriedade e abertura para o exterior, proceda á publicação das actas em falta, mantendo futuramente a sua publicação atempada. Dando assim a todos os Alvaiazerenses espalhados pelos quatro cantos do mundo um sinal de abertura, colocará á sua disposição mais um local de consulta para conhecimento do que de mais importante se está a fazer pela terra que não esquecem, e onde pretendem um dia voltar.
..........No que se refere aos terrenos em aquisição, gostaríamos de saber se a construção do edifício para o ensino pré-escolar irá também incluir o parque infantil público cuja necessidade é indiscutível e cuja localização juntaria o útil ao agradável, enquadrado que ficasse no parque escolar da vila e da creche da Acredem, sem perder no entanto o caris de infra-estrutura pública.
..........Não deixam no entanto de merecer a atenção e o agrado dos maçanenses estas aquisições e os projectos que se venham a implementar.
..........Esperemos para ver.

2007/04/18

 

"TEMPOS DE MUDANÇA" mais uma obra de Carlos Laranjeira Craveiro

..........Sairá dentro em breve, o cartaz publicitário das comemorações do 25 de Abril, na Casa da Cultura em Alvaiázere.
..........Desta feita, o dia 25 de Abril terá como momento alto o lançamento de mais uma obra dum ilustre maçanense, recém lançado no mundo da escrita. Com a sua obra, “No Vagar dos Tempos”, o Carlos Laranjeira deixou nos mais perspicazes algumas esperanças. Nuns o desejo, noutros quase a certeza, de que uma nova obra estaria na forja. E eis que ela aí está, intitulada "Tempos de mudança". Seguindo a linha do seu primeiro trabalho, o autor relatar-nos-á agora episódios ocorridos no antes e pós 25 de Abril, mais concretamente entre 1973 e 1976, e o seu enquadramento político e social na sociedade da época.
..........Um senão, em nosso entender. Achamos que este lançamento deveria privilegiar a nossa Vila e no caso concreto o Pavilhão Multiusos, utilizado no lançamento da sua primeira obra. Sabendo que além de pequenas coisas pouco mais se pode fazer neste espaço, teria sido boa ideia, fazer aqui mais esta festa. Compreendemos, embora não concordemos, que tal tenha sido “puxado” para a Casa da Cultura do Concelho e porquê mas, perdeu-se assim mais uma oportunidade de, utilizando o Pavilhão, dar uma tarde de movimento á vila, quer com os locais quer ainda com os amigos e conhecidos que o autor conseguia fazer chegar até cá, por conhecimento ou amizade. E quanto Maçãs precisa, de gente em movimento….
..........Achamos que Alvaiázere tendo já uma utilização algo positiva da Casa da Cultura, poderia de igual modo festejar e honrar o autor e a sua obra com uma secção de autógrafos (por exemplo), não privando a freguesia e as suas infraestruturas de tão importante acto. São no entanto opções e condicionalismos com que o autor certamente concordou e isto não é mais do que a nossa opinião.
..........Ao Carlos os nossos sinceros parabéns e votos de grande sucesso, quer nesta obra quer naquelas a que propuser dedicar-se em prol, não só do que de pessoal está obviamente ligado mas da memória futura do que foi e é Maçãs e a região, a sua vida e as suas gentes.
..........Parabéns Carlos e… aquele abraço.

2007/04/16

 

ACREDEM - FUTSAL

No campo desportivo, a nossa Associação conta com com quatro equipas a competir nos campeonatos distritais respectivos:
.
.
SENIORES MASCULINOS
INFANTIS
JUVENIS
SENIORES FEMININOS
.
.
Saiba tudo sobre os grandes êxitos desportivos das equipas maçanenses visitando:
.

http://fut.com.sapo.pt/ :

O site do Futsal da ACREDEM- Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Maçãs de Dª. Maria


2007/04/15

 

RAVENSBURG / MAÇÃS...Com o Rancho Folclórico.

A etnografia e o folclore locais estão mais uma vez de parabéns.
No próximo mês de Julho, processar-se-á mais uma internacionalização do Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs de Dª. Maria.
Desta feita, o caris internacional do nosso rancho será reforçado com uma deslocação ao país da cerveja. Assim, o Rancho deslocar-se-á para três actuações, ao distrito de Ravensburg na região sudoeste da Alemanha. Esta região do sudoeste alemão, situa-se no estado de Baden-Württemberg que por suas vez se situa a leste do Reno, fazendo fronteira com alguns cantões Suíços a sul, e com dois departamentos franceses a ocidente. A Sul ficam ainda o sopé norte dos Alpes e a nascente do Danúbio. É uma região bonita e de que, juntando o útil ao agradável o rancho irá certamente desfrutar. Será ainda uma lufada de ar fresco que o nosso grupo vai levar á comunidade portuguesa aí emigrada que certamente não irá regatear aplausos, e o carinho de bem receber, apanágio das nossas gentes, aliviando assim o peso das saudades da sua terra natal, que normalmente só visitam, durante as férias de verão. De realçar ser o Rancho o único grupo que, com alguma seriedade, orgulhosamente vai levando o nome de Maçãs e das suas gentes, o seu modo de vida e as suas tradições, aos quatro cantos do país e, de quando em vez também lá por fora, como é agora o caso da visita á Alemanha. Uma boa viagem e um bom desempenho em prol do que de Maçãs possa ficar por outras paragens, são os nossos votos maçanenses e que, á parte do nosso folclore que certamente bem representarão, possam desfrutar da viagem a este grande país.

 

NOVAS OPORTUNIDADES - VALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

..........Foi grande a adesão dos interessados em ficarem com equivalência ao 9º. Ano de Escolaridade, no âmbito do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências , patrocinado pelos Ministérios da Educação e do Trabalho e Solidariedade Social e enquadrado no PRODEP III.
..........São já cerca de meia centena os inscritos, pevendo-se que mais inscrições apareçam, tal o interesse geral da certificação de competências e dos interessados em particular. O grande número de interessados e dos já inscritos, vem demonstrar que a nível de formação académica, uma grande parte da população maçanense ainda nivela por baixo.
..........O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite que cada adulto, com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores aos 4.º, 6.º ou 9.º anos, possa solicitar a identificação, o reconhecimento, a validação e a certificação dos conhecimentos (escolares, profissionais e outros) que adquiriu ao longo da vida e em diferentes contextos (pessoal, social e profissional).

2007/04/12

 

E O POSTO DE INTERNET, OU CENTRO DE NOVAS TECNOLOGIAS?!


2007/04/07

 

PÁSCOA FELIZ...

Muitas amêndoas.... ...............................................................................................muitos folares ...

muitas prendas dos padrinhos.!

. . . . . . . .
E que tenhamos lucidez e a coragem, de tirar do simbolismo e práticas deste dia,
.
tudo o que de positivo engrandeça o espírito, o crer e a relação com o seu
.
semelhante, do homem enquanto tal.
.
.
.
E AGORA DIVIRTAM-SE, MONTANDO O PUZLE ANIMADO!
Clique aqui: http://www.picarelli.com/diversoes/quebra_cabeca.htm

This page is powered by Blogger. Isn't yours?