2006/10/29

 

TRADIÇÕES IV

O SÃO MARTINHO
O São Martinho festeja-se por tradição no dia 11 de Novembro. S. Martinho é um santo que tem na história da sua origem uma lenda, e essa lenda conta que: «Martinho era um valente soldado romano que viajava na região dos Alpes, regressando de Itália para França. Num dia tempestuoso, Martinho cavalgava pelas montanhas quando lhe apareceu um pobre mal vestido, cheio de frio e esfomeado que lhe pediu esmola. Como não tinha nada para lhe dar, e tendo pena do estado em que o pobre homem se encontrava, Martinho pegou na espada e cortou ao meio a sua capa de soldado, dando uma parte ao mendigo para que se agasalhasse. De imediato as nuvens e o mau tempo desapareceram, começou a raiar um sol aquecedor que parecia verão. Por esta razão, em princípios de Novembro vêm sempre alguns dias mais quentes e de bom sol, a que por tradição se chama “O VERÃO DE S. MARTINHO”. Diz a lenda que o pobre pedinte era o próprio Jesus Cristo. Em Portugal, e Maçãs não foge à tradição, a chegada do tempo frio é comemorada no dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho. Sobretudo no centro do país, onde nos encontramos, o dia 11 de Novembro é tradicionalmente festejado com magustos e água pé., magustos esses que começam no dia de todos os Santos. Daí se falar em “magustos dos Santos” e “magustos de S. Martinho”. Assam-se castanhas e bebe-se água pé, que o vinho novo ainda não está cozido. A tradição dos grandes magustos colectivos está a perder-se, mas os magustos no seio privado de cada família são uma realidade, e mantêm viva a tradição dos magustos de S. Martinho. É simultaneamente a comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa. O dia de São Martinho está historicamente associado à abertura e prova do vinho novo, e assim diz o ditado popular “no dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Com o S. Martinho e os magustos comemora-se a proximidade da época natalícia e mais uma vez, diz o ditado popular “ dos Santos ao Natal, é um saltinho de pardal!”. Era tradição nesta região e em especial em Maçãs considerarem-se dois dias de São Martinho: Dia 11 o São Martinho dos homens, com as provas dos vinhos em geral e demais actividades associadas. Dia 12, o São Martinho das mulheres que abriam o pequeno pipo “do lado da parede” cujas uvas brancas foram criteriosamente escolhidas, e provavam então o precioso néctar. Hoje, a tradição já não é o que era, no entanto vamos procurando preservar o que nos resta dela , para conhecimento dos vindouros, corroborada pelos ditos populares, cheios de conhecimento e sabedoria:
“PELO SÃO MARTINHO, VAI À ADEGA E PROVA O VINHO” “EM SÃO MARTINHO, FAZ O MAGUSTO E PROVA O VINHO” “EM DIA DE SÃO MARTINHO, LUME, CASTANHAS E VINHO”. “NO SÃO MARTINHO, ABRE O TEU PIPINHO, MATA O TEU PORQUINHO, BEBE-LHE UM COPINHO E COME-LHE UM BOCADINHO”

Comments:
Orqa cá temos mais uma tradição.
hà algum tyempo que não ouço falar no S. Martinho dos Homens e no das mulheres. Mas lá que era assim, lá isso era. Assim foi e no essencial continua a ser assim.
É bom relembrar estas coisas.
Parabens
 
E viva o São Martinho. Este ano vamos ter o baile de S. Martinho em Maçãs, por organização dum grupo de jovens.
Vamos animar a festa e manter uma das saudáveis tradições desta época.
 
"O são Martinho das mulheres", dia 12 de Novembro terá tido por origem esta história.
Dia 11 dia de S. Martinho. Muita água pé e prova de vinhos. E "eles" os homems lá cometiam alguns exageros víniculos. Assim, no dia 12, dia da ressaca, era normal dizer-se: Ontem foi de rego cheio, mas hoje é qu "é o d'elas".
Daí o S. Martinho d'eles, no próprio dia e "o d'elas" no dia seguinte.
Foi uma achega que achei pertinente.
Espero não ter dado erros ortográficos, não que isso me incomode muito mas porque poderá ferir a sensibiliadde de alguém.
Um abraço a todos e sejam compreensivos. É preciso ter o espírito aberto.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?