2006/10/14

 

ILUSTRES MAÇANENSES I

Ilustres são aqueles que de algum modo contribuíram para o bem de Maçãs de Dª. Maria e das suas gentes. Ilustres pelo seu desempenho profissional, pela sua acção mais ou menos meritória e cuja memória é nossa obrigação preservar para gerações futuras. Mas quando dizemos preservar, entendemos preservar com dignidade e exposição pública, aqueles que por razões óbvias são orgulho maçanense e como tal devem ser recordados. Nesta capítulo, e no que se refere á toponímica da sede da freguesia, a junta resolveu assim, preservar os nossos antepassados e presumimos que por razões nobres. Ainda ninguém conseguiu ou não quis explicar o porquê de terem dado a uma rua da vila o nome Xico Faísca. Para quem conheceu este maçanense, respeitável no entanto como qualquer outro, pensará que quando da escolha, algo influenciou a decisão e não foi certamente o bom senso. Em primeira observação, pensámos até tratar-se de uma brincadeira, Mas, como com coisas sérias não se brinca … ou será que este maçanense e a ser assim, porquê, se encontra entre aqueles que pelos seus nobres atributos merecem o seu nome ligado à toponímica da freguesia? Foi no entanto e com a devida honra, preservado o nome do Dr. António José Silveira e Castro, dando-se o seu nome a uma rua principal da vila. Ilustre médico maçanense, foi presidente da Câmara e amigo das gentes maçanenses. Na câmara recebia sempre de bom grado os seus conterrâneos procurando ajudá-los na resolução dos seus problemas. No desempenho da sua profissão de médico, atendeu sempre quem o solicitava e consoante as possibilidades do doente, chegava a atender sem depois cobrar a consulta a quem não tinha possibilidades de o fazer. Como maçanense foi nalguns casos benemérito, perpetuado pelo terreno doado pela família, para o Salão Paroquial. Lamentamos que o seu busto esteja quase escondido, quando deveria ser precisamente o contrário. Primeiro, esteve e sem qualquer dignidade, encostado aos sanitários públicos. Depois foi transferido para junto do Salão Paroquial onde permanece escondido detrás da árvore, e com dignidade duvidosa. Achamos que o seu busto devia ser colocado em lugar nobre e com a visibilidade que a personagem merece. Colocar no centro de uma rotunda um candeeiro público de gosto duvidoso e placas de informação, não nos parece o mais indicado. Dar esse lugar de privilégio à memória dum tão ilustre maçanense parecer-nos-ia mais apropriado. Esperamos que na junta impere o bom senso, e que a este nosso antepassado seja dado o lugar que merece, tirando-o do local pouco digno em que se encontra. Achamos que a rotunda seria o local ideal. Será que ele e Maçãs, não merecem? É preciso não termos vergonha do passado, e tão pouco daqueles que foram conterrâneos de gema, e ilustres pessoas de bem, como se exige a um bom maçanense.

Comments:
Parece-me algo possível e com pernas para andar. Não me parece é que a Junta assim queira. Sabe que bom só o que vem de nós. Ideias dos outros são para deitar abaixo. São corrosivas, mal intensionadas. Por Maçãs está cada vez mais na mesma.Quem tem ideias é idiota!
Por Maçãs e com Maçãs, em frente.
 
Esta ideia parece-me genial. Será que a junta não a vai aproveitar?.
Só por caprixo ou arrogância o não farão concerteza. Se Maçãs estiver primeiro e penso que sim, em breve veremos o início das obras, que até nem são muito dispendiosas.
 
Gostei da ideia! Ficava mesmo bem!
Espero que aproveitem esta ideia e que não demorem muito a pô-la em prática.
 
Sou da opinião que ninguém deve ter vergonha do seu passado, se errou à que assumir pois já é um grande passo para alcançar a dignidade.... agora quanto à questão de colocar o busto do ilustre maçanense na rotunda, não concordo, penso que haverá lugar melhor para dignificar o ilustre maçanense, penso que a rotunda deve ser projectada por forma a transmitir algo da terra, algo que nos identifique e não de pessoas que fizeram pela terra (sem tirar o mérito é claro) reparem no exemplo da Golegã, Alferrarede, Buarcos.... etc
 
Vejo que as opiniões divergem em Maçãs e ainda bem. Acho que ambos têm razão. No entanto acho que a opinião que entende colocar algo que identifique Maçãs, e sendo de explorar deveria dar algumas ideias do quê e porquê.
Entendamos tudo isto porque também quero o melhor para Maçãs. Aliás, todos sem excepção o queremos, concerteza.
 
Vergonha do passado? Se errou? Segundo me informaram este maçanenses nunca «errou». Se o seu erro foi ter nascido naquela era, parece até que ele não foi para aí chamado.
Foi um grande maçanense e equipará-lo ao Chico Faísca não sóp é uma vergonha para Maçãs como o ofensa ao grande ANTÓNIO JOSÉ SILVEIRA E CASTRO.
Apoio e reclamo a sua colocação na rotunda ou noutro lugar se a sua dignidade assim o justificar. O que é preciso é tirá-lo do lugar despresível em que se encontra.
Reles maneira de homenagear em Maçãs.
 
Pois é .... colocar o Quê e Porquê??!!! na minha opinião antes do Quê? sugiro primeiro de colocar a questão do Porquê? O porquê de colocar isto ou aquilo!!! sugiro que nos concentremos numa primeira questão o que é que identifica a nossa Terra, a agricultura a industria o comércio, uma determinada profissão ou actividade....... etc e então depois pensar no quê, assim lançava um desafio ao administrador do blog, porque não colocar um menu interactivo, onde os visitantes do blog possam expressar a sua opinião ou então qui ça lançar o desafio à Junta de Freguesia para solicitar ao povo maçamense o gostariam de ver representado na rotunda e depois de saber o porquê lançar um pequeno concurso para a "ornamentação da rotunda"...... 1 abraço
 
PARABENS as ideias mas nao gostei de nenhuma para nao errar nao vou dare nenhum ideia...
 
Desculpe dizer-lhe caro ojusto, mas quem é que pediu a sua opinião!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?