2010/02/24

 

VANDALISMO NÃO É INDIGNAÇÃO

Os sinais de algum progresso, ainda que tarde, vêm surgindo como que a medo e pior que isso, defeituosos e sem razões que o justifiquem.
Neste capítulo, falamos da toponímica que, segundo a Câmara no seu anuncio radiofónico, se encontra concluída na freguesia de Maçãs de Dª. Maria. Concluída?
Ou algumas ruas não pertencem à freguesia ou os Srs. entendidos não as conhecem, como não conhecem certamente a vida, e a história desta terra.
Aliás, cabe aqui perguntar:
Quem foi a comissão de toponímica que fez este serviço?
Quais os pergaminhos das pessoas que a constituíram?
Que conhecimentos tinham da freguesia?
Pelo serviço feito mais parece que se tratou de uns “ganchos” criados para dar uns “trocos, ou mais que isso…” a certos amigos.
Foi um serviço que ficou, muito aquém do que se esperava e era espectável.
São nomes que não lembram a ninguém ( só aos experts, sem provas dadas);
São ruas com kms e o mesmo nome, que atravessam dois lugares;
São ruas com 600/700 m denominadas de travessas.
São ruas, nalguns casos com centenas de metros denominadas becos.
E tudo feito à revelia dos moradores, que não foram sequer informalmente contactados, como se nada tivessem a ver com o que se passa na sua terra.
Tudo surgiu, “tarde e a más horas”, de um dia para o outro, facto consumado.
Mas o certo é que se fez, está feito, e a indignação de muitos moradores é sobejamente conhecida. A maioria dos moradores não concorda com os nomes atribuídos e até, nalguns casos substituídos (nomes com algumas dezenas de anos). Ao que parece é que, junto de quem de direito e no sítio certo, poucos ou nenhuns têm reclamado, se bem que e uma vez o facto consumado o resultado seria previsível.
Contrariamente ao que seria de esperar a indignação está a manifestar-se da pior maneira.
E isso já não é indignação, é vandalismo.
O roubo de algumas placas e a destruição de outras, são atitudes que em nada dignificam o direito de revolta que assiste a muitos, face ao mau trabalho que foi feito.
O
Assim não!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?